CRER

20/06/2011 10:20

Por Assíria Mirra

Já dizia o poeta Carlos Drummond de Andrade: “Namorar é fazer pactos com a felicidade ainda que rápida, escondida, fugida ou impossível de durar”. Pois é, e quantos tipos de pactos as pessoas se dispõem a fazer para encontrar um grande amor. Os nomes para esse tipo de atitude são diversos,  porém eles são mais conhecidos como promessa e simpatia.  Na maioria das vezes são direcionados aos santos. E como nessa última segunda – feira 13 se  comemorou o dia de Santo Antônio, mais conhecido como santo casamenteiro resolvi falar sobre a fé.
 
O Brasil por exemplo é considerado o maior país religioso da face da terra e o povo daqui não tem miséria quando o assunto é acreditar ou ter fé. A maioria dos brasileiros tem fé e além de acreditar em  Deus como soberano, são devotos de alguns santos e acreditam que eles tem poderes milagrosos.

Os pactos estabelecidos com Santo Antônio com a finalidade de arrumar casamento são os mais diversos. Colocar a imagem do coitado para cozinhar de cabeça para baixo dentro do feijão e  seqüestrar o menino que o santo carrega são um deles. O negocio é que ninguém pergunta ao santo se ele aceita fazer parte desse tipo de  pacto, por que se perguntasse com certeza ele não aceitaria. Outros no entanto instauram pactos mais prováveis talvez de darem certo, por que pelo menos não faz o santo sofrer. Eles se baseiam em promessas ao santo nos quais as pessoas adotam um tipo de comportamento, ou se dispõem a fazer sacrifícios que não se disporiam a fazer, caso não precisassem da ajuda do santo. Esquisito ou não, o pacto é uma prova de devoção e fé.

 Já que estamos no mês dos namorados, não custa nada fazer um pedido para Santo Antônio, por que talvez  você já apostou na balada e não deu certo, em um look mais sensual e também não deu certo e ai pode ser que Santo casamenteiro escute suas suplicas e te arrume um companheiro.

Desde as civilizações mais antigas o homem precisou acreditar em alguma coisa. Seja no que quer que for o ser humano precisa de uma “fonte” uma coisa que lhe dê prazer, que lhe dê força e animo. Tem gente que é o trabalho, o estudo, o esporte, o sol a lua o namoro o casamento, Deus ou Santo Antônio, mais independente disso, essa “fonte” é o que impulsiona o individuo  para frente. O crer, a fé, o acreditar, eles fazem bem a qualquer ser mortal. Por que o ser humano que não acredita em nada sente-se triste, além de ser um forte candidato a ter depressão. Acredite, tudo realmente pode acontecer.